top of page

Algumas refeições da semana




Apesar de adorar cozinhar, depois de ter sido Mãe, o meu tempo e ( vamos ser honestas), paciência para cozinhar diminuiu significativamente. Por mais que adore estar horas na cozinha a testar novas receitas, a verdade é que a minha vida mudou totalmente. Entre tratar da família, da casa, tempo no carro a ir levar e buscar os miúdos à escola e às actividades desportivas, o tempo que resta serve para muito pouco e foi preciso fazer com que as coisas se tornassem mais eficientes - coisa que nunca foi o meu forte - e um dia explico-vos porquê.


Vou confessar uma coisa, nunca adorei fazer "meal-prep", ou seja, preparar comida para a semana. Gosto de comida fresca, acabada de fazer e congelar comida já feita então é para esquecer! Mas, a verdade é que é um conceito que funciona muito bem e tem uma data de vantagens: poupa tempo, facilita a decisão do que comer, e se cozinharmos coisas saudáveis torna-se muito mais fácil manter a dieta certinha sem grandes desvios - ou pelo menos sem desvios inesperados.


Já sabem que a minha prioridade em qualquer refeição é uma boa fonte de proteína. Para poderem saber mais sobre a importância da Proteína em qualquer dieta, podem ouvir o episódio de podcast AQUI.

E, apesar de algumas fontes de proteína ficarem bem mais saborosas quando acabadas de fazer, a verdade é que há muitas outras que ficam igualmente boas quando cozinhadas previamente.


As receitas acima contém dois exemplos que faço literalmente todas as semanas e tenho sempre guardadas no frigorífico. Carne picada de vaca ou bisonte magra e peito de frango desfiado. São as duas proteínas que mais consumo ao longo da semana, são fáceis de cozinhar e super versáteis no que toca a receitas.


Como escolher e cozinhar a carne picada?


Escolho sempre extra magra (minimo 90% magra, mas normalmente 93% ou 97%) de vaca ou bisonte, e alimentada a pasto. Uma porção de 100g desta carne (90/10) tem cerca de 21g de proteina.

Cozinho a carne picada num fio de azeite, ou uso óleo de abacate em spray, tempero com alho em pó e oregãos. Quando tenho mais tempo faço uma cebola salteada a acompanhar ou cozinho juntamente com a carne. Coloco sal e pimenta e já está! Pronta para comer simples, ou juntar a saladas; fazer uma bela de uma "burger bowl", comer dentro de um taco. Adoro usar mostarda como topping - é dos meus molhos favoritos e tem zero calorias!


Como escolher e cozinhar o frango?


Escolho sempre peito de frango biológico, é o corte mais magro de frango e 100g contém 31g de proteína!! É super versátil, de sabor neutro, o que faz com que possa ser incorporado nas mais variadas receitas.

Cozinho na minha slow cooker durante 4 horas, mas também dá para cozinhar na panela de pressão ou até na bimby. Tempero com um caldo de galinha biológico chamado "Better than bouillon" que deixa o frango super saboroso.


Nas fotografias acima conseguem ver:


  1. Saladona de frango (fiz esta salada para mim e para o Pedro, com algumas adaptações para mim. Coloquei burrata e pão sourdough para ele e para mim cottage magro para diminuir a percentagem de gordura e sem pão. Leva várias folhas verdes e bacon de perú) estava maravilhosa!

  2. A imagem 2 e 4 é a carne picada. Uma com abóbora assada e outra com a abacate e mostarda. Simples e delicioso, como isto quando estou com pressa e deixa-me super saciada.

  3. Neste exemplo juntei molho de tomate alho, paprika fumada e coentros ao frango desfiado e acompanhei com konjac - alternativa à massa, baixa em hidratos/calorias e muito rico em fibras! Podem encomendar este konjac na Prozis AQUI Utiliza o meu código SAMANTAMC para obteres 10% de desconto na tua encomenda!


Obrigada!


Sam


Commenti


INSTAGRAM

#eatlovewithlove

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

SUBSCRIBE
 

RECENT POSTS

bottom of page